Ligue

0800-591-4586

WhatsApp

(11) 4414-4144

EMH Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental

Este programa tem como proposta a formação interdisciplinar de especialista em políticas públicas em saúde mental.

Sobre o curso

Este programa tem como proposta a formação interdisciplinar de especialista em Políticas Públicas em Saúde Mental cujo objetivo de proporcionar habilidades e competências articuladas ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Visa uma prática implicada aos princípios de descentralização e desospitalização do SUS, a partir da implantação de uma rede comunitária, aberta e orientada pelos serviços substitutivos.

12 meses  |  Online  |  360 h/a (TCC opcional)

Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia com nível superior e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde mental.

Aulas quinzenais
Sextas, das 19h às 22h, e sábado, das 9h às 12h. As aulas serão ao vivo com a possibilidade de o aluno assistir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

Grade curricular

Aqui você está no controle da sua formação

MÓDULO I – Saúde Mental: Aspectos Políticos e Intervenções Possíveis
Saúde Mental: política e laço social
A loucura na rede de Atenção Psicossocial: entre o SUS, o SUAS e a Justiça
Biopolítica e Necropolítica na Saúde Mental
Louco infrator e passagens ao ato

MÓDULO II – A Interface Entre a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial
A história da loucura: arqueologia de um saber
A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental
A experiência de Basaglia e os princípios da Luta Antimanicomial
Os serviços substitutivos ao manicômio: CAPS, CAPS AD, CAPSI e Residência terapêutica
Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental

MÓDULO III – Psicopatologia Clássica e Psicanalítica
Psicanálise e instituição: ênfase em Saúde Mental
Psicopatologia psicanalítica – Nosologia
Psicopatologia psicanalítica – Semiologia
Psicopatologia da infância e da adolescência

MÓDULO IV – Psicopatologia Psicanalítica e Saúde Mental
As psicoses em Freud: de Fliess a Schreber
As psicoses lacanianas: de Aimèe a Schreber
As psicoses ordinárias: paradigma Joyce
A invenção psicótica: remendos, bricolages e savoir-y-faire
Saúde Mental e suicídio
A urgência e a clínica
A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do caso clínico

MÓDULO TCC

Conheça seu corpo docente

Coordenador

Thiago Bellato
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Professores

Samira Pontes
Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG.

Christiane Odete de Matozinho
Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (2006), pós-graduação em “Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde” pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/ MG Betim (2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.

Carolina Nassau
Possui graduação em Psicologia PUC Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada “Preciso que a vida pare”. Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social – PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.

Rinaldo Conde Bueno
Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós-graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma – Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.

Gabriela Mansur
Graduada em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2003, onde atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário- PAIPJ. Já trabalhou como professora de Psicologia no curso de Direto do IBMEC- BH e leciona desde 2015 em cursos de especialização em psicologia jurídica a disciplina de psicanálise, saúde mental e direito penal.

Fídias Gomes Siqueira
Psicanalista. Pós-doutor pela PUC Minas. Doutor e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Coordenador do Programa de Extensão Já É do PSILACS/UFMG.

Alice Oliveira Rezende
Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto “Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós-graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.

Cleusimar Cardoso Alves Almeida
Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Marcus Macedo
Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhanguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicídio sob o olhar da psicanálise em diálogo com outros saberes”.

 

Certificação

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.). Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019. Conceito MEC: Nota 4.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje. Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

 

 

Notícias/Eventos de Direito

Depoimentos de Alunos

“A experiência na UNIFAAT foi muito importante em minha vida. Desde o início, senti que estava no lugar certo, com professores dedicados e dispostos a compartilhar não só conhecimento, mas também vivências práticas do mercado. Durante minha trajetória, tive acesso a uma estrutura que favoreceu meu aprendizado e me incentivou a ir além dos limites acadêmicos. A formação ampliou minhas habilidades técnicas, e também me preparou como pessoa e profissional para enfrentar os desafios do mercado.”

Julia Eduarda Pereira

Administração
“A UNIFAAT foi decisiva para a minha formação, tanto pela qualidade do corpo docente quanto pelo ambiente acolhedor e desafiador, que incentivou meu crescimento e ampliou minha visão sobre o mercado profissional. Formei-me em Direito em 2020 e, logo após a colação de grau, fui aprovada no Exame da Ordem, com nota 9 na prova prática. Atualmente, sou advogada e professora universitária, conquistas que representam a realização de um grande sonho.”

Jaqueline Lemos

Direito
“Os professores e coordenadores sempre estiveram por perto, prontos para ajudar, mesmo fora do horário. Eu sabia que podia contar com eles, fosse para resolver uma dúvida ou enfrentar um problema. Isso fez toda a diferença para mim. Na UNIFAAT conquistei a base para entrar no mercado de trabalho e me sentir preparado. Mais do que uma faculdade, a UNIFAAT foi uma parceira que me ajudou a crescer e acreditar no meu potencial.”

Matheus Matuo

Engenharia de Produção
“Estudar na UNIFAAT foi ter a oportunidade de aprender na teoria e na prática com professores incríveis! Se hoje sou a profissional que sou, é graças ao corpo docente de Psicologia.”

Thifany Lobo

Psicologia
“Em 2014 comecei a empreender em meu próprio negócio, voltei para a faculdade e iniciei o curso de Marketing, o qual também me trouxe muito conhecimento na área, visto a qualidade dos professores, trabalhos desenvolvidos e a interação com os colegas de sala. Lembro perfeitamente o quanto foi fundamental voltar para a faculdade e me graduar na área, pois o diploma de uma instituição de qualidade como a UNIFAAT, certifica o conhecimento, gabarita o profissional e abre grandes portas no mercado.”

Luiz Gustavo Ganev

Marketing

FAQ

Perguntas Frequentes

Não. Para ingressar em um curso de pós-graduação, é necessário ter concluído um curso superior, podendo ele ser tecnólogo, licenciatura ou graduação.
Para se inscrever, clique no botão “Inscreva-se” na página do curso. Você será redirecionado para a página onde poderá preencher o formulário e enviar a documentação solicitada.
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista. Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Em geral o curso tem duração de 1 ano (12 meses)
As aulas são oferecidas no modalidade online (ao vivo) e acontecem quinzenalmente. Todas as aulas ao vivo ficam gravadas, para você assistir depois.
Sim. Consulte o cadastro no e-MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjI2NzE4