Este programa tem como proposta a formação interdisciplinar de especialista em Políticas Públicas em Saúde Mental cujo objetivo de proporcionar habilidades e competências articuladas ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Visa uma prática implicada aos princípios de descentralização e desospitalização do SUS, a partir da implantação de uma rede comunitária, aberta e orientada pelos serviços substitutivos.
12 meses | Online | 360 h/a (TCC opcional)
Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia com nível superior e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde mental.
Aulas quinzenais
Sextas, das 19h às 22h, e sábado, das 9h às 12h. As aulas serão ao vivo com a possibilidade de o aluno assistir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.
Aqui você está no controle da sua formação
MÓDULO I – Saúde Mental: Aspectos Políticos e Intervenções Possíveis
Saúde Mental: política e laço social
A loucura na rede de Atenção Psicossocial: entre o SUS, o SUAS e a Justiça
Biopolítica e Necropolítica na Saúde Mental
Louco infrator e passagens ao ato
MÓDULO II – A Interface Entre a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial
A história da loucura: arqueologia de um saber
A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental
A experiência de Basaglia e os princípios da Luta Antimanicomial
Os serviços substitutivos ao manicômio: CAPS, CAPS AD, CAPSI e Residência terapêutica
Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental
MÓDULO III – Psicopatologia Clássica e Psicanalítica
Psicanálise e instituição: ênfase em Saúde Mental
Psicopatologia psicanalítica – Nosologia
Psicopatologia psicanalítica – Semiologia
Psicopatologia da infância e da adolescência
MÓDULO IV – Psicopatologia Psicanalítica e Saúde Mental
As psicoses em Freud: de Fliess a Schreber
As psicoses lacanianas: de Aimèe a Schreber
As psicoses ordinárias: paradigma Joyce
A invenção psicótica: remendos, bricolages e savoir-y-faire
Saúde Mental e suicídio
A urgência e a clínica
A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do caso clínico
MÓDULO TCC
Thiago Bellato
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
Samira Pontes
Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG.
Christiane Odete de Matozinho
Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (2006), pós-graduação em “Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde” pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/ MG Betim (2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.
Carolina Nassau
Possui graduação em Psicologia PUC Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada “Preciso que a vida pare”. Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social – PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
Rinaldo Conde Bueno
Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós-graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma – Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.
Gabriela Mansur
Graduada em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2003, onde atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário- PAIPJ. Já trabalhou como professora de Psicologia no curso de Direto do IBMEC- BH e leciona desde 2015 em cursos de especialização em psicologia jurídica a disciplina de psicanálise, saúde mental e direito penal.
Fídias Gomes Siqueira
Psicanalista. Pós-doutor pela PUC Minas. Doutor e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Coordenador do Programa de Extensão Já É do PSILACS/UFMG.
Alice Oliveira Rezende
Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto “Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós-graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
Cleusimar Cardoso Alves Almeida
Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Marcus Macedo
Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhanguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicídio sob o olhar da psicanálise em diálogo com outros saberes”.
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.). Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019. Conceito MEC: Nota 4.
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje. Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Consulte o Relatório de Igualdade Salarial da Unifaat.