Este programa tem como proposta a formação interdisciplinar de especialista em Psicologia Jurídica-Forense, no intuito de proporcionar habilidades e competências articuladas à prática e à pesquisa no campo da Psicologia em interface com a Justiça.
12 meses | Online | 360h/a TCC opcional
Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, do Direito e afins.
Aulas quinzenais
Sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 9h às 12h. As aulas serão ao vivo com a possibilidade de o aluno assistir posteriormente, tendo em conta que ficarão gravadas.
Aqui você está no controle da sua formação
MÓDULO I
A história da Psicologia no âmbito do Direito
O psicólogo na proteção da infância e seus dispositivos
A Medida Protetiva de Acolhimento: história, crítica e contribuições da Psicologia
Escuta psicológica na entrega voluntária à adoção
Medida socioeducativa: adolescentes em conflito com a lei
MÓDULO II
A psicologia na Vara das famílias
Alienação parental e violência contra a mulher
Violência e agressividade na interface Psicologia e Direito
Psicologia criminal e penitenciária
Vitimologia
MÓDULO III
Psicopatologia psicanalítica e criminalidade
Saúde Mental, psicanálise e direito penal
Psicologia, direitos humanos e interseccionalidade
Rede Socioassistencial e Psicologia Jurídica: articulações possíveis
Neoliberalismo e subjetividade: modos de gestão do sofrimento e suas consequências no campo jurídico
MÓDULO IV
A instrumentalidade do trabalho no poder judiciário na interface Serviço Social e Psicologia
O Acompanhamento terapêutico nas tramas da Justiça
Atuação em equipes: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no contexto sociojurídico
Sistema Jurídico Nacional: a interface entre o Direito e a Psicologia
Avaliação Psicológica: elaboração de laudos psicológicos e perícias
Thiago Bellato
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
Anabella Pavão da Silva
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP – Comarca de Nuporanga.
Carlos Henrique de Oliveira Nunes
Psicanalista. Mestre em Psicologia – Estudos Psicanalíticos pela UFMG/FAFICH. Psicólogo Analista de Políticas Públicas da Subsecretaria de Assistência Social de Belo Horizonte, atuando como supervisor de casos no campo das medidas protetivas de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes.
Cleusimar Cardoso Alves Almeida
Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Daniela Torres Pedruzzi
Psicóloga e mestre em Psicanálise e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia. Analista judiciária, Psicóloga do TJMG desde 2006. Co-coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e relações com a Justiça do CRP04, membro do Colegiado da Rede de Entrega Protegida de Uberlândia.
Fabiano Rabaneda
Advogado sócio-fundador do escritório Borralho e Rabaneda, inscrito na Seccional Mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil sob o nº 12.945/O. É associado do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, atuando no biênio 2023/2024 Presidente para a Seção do Mato Grosso. É vice-presidente da Comissão de Direito das Famílias da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Mato Grosso – OAB (2021/2023). Capacitado em “alienação parental” pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Turma 03-2020. Certificado pelo IBDFAM em Direito e Psicanálise (2021). Pós-graduado em Advocacia Extrajudicial pela Faculdade Legale (2021).
Fabricio
Psicólogo, Psicanalista, Pós-graduado em Psicanálise e Direito pela Newton e Mestrado em Psicologia PUC-Minas. Professor à 20 anos em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e Direito. Formador Cadastrado na Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão. Conselheiro na XVI Plenária do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Coordenador da Comissão de Orientação de Psicologia e Relações com a Justiça, Coordenador da Comissão de Mediação de Conflito e Conselheiro Referência da Comissão de Ética. Atuou como Psicólogo, Articulador de Rede e Supervisor de Estágio do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário do TJMG durante 16 anos. Trabalhou como Supervisor dos Centros Socioeducativos de Internação pela Diretoria de Orientação Socioeducativa e no NAVCV de Ribeirão das Neves.
Fídias Gomes Siqueira
Psicanalista. Pós-doutor pela PUC Minas. Doutor e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Coordenador do Programa de Extensão Já É do PSILACS/UFMG.
Gabriela Mansur
Graduada em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2003, onde atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário- PAIPJ. Já trabalhou como professora de Psicologia no curso de Direto do IBMEC- BH e leciona desde 2015 em cursos de especialização em psicologia jurídica a disciplina de psicanálise, saúde mental e direito penal.
Glicia Brazil
Psicóloga do TJRJ, especialista em Processo Civil, professora da ENFAM, EMERJ, PUC/RJ,
coordenadora de cursos de Psicologia aplicada ao direito na PUC/RJ, vice-presidente da Comissão Nacional de Infância e Juventude do IBDFAM e escritora.
Márcio Toledo
Magistrado do Trabalho, titular da 33ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Mestre pela Faculdade de Direito da UFMG. Formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Belo Horizonte. Autor do livro Trabalho e Subjetividade no Ultracapitalismo: Do mais-valor ao mais-gozar.
Paula Dias
Psicóloga, bacharel em Direito, doutora e mestre em Psicologia (Estudos psicanalíticos) pela UFMG. Possui pós-graduação em Clínica psicanalítica na atualidade (PUC-MG). Docente no curso de Psicologia e no mestrado em Direito da FUMEC e da Pós-graduação em Psicologia Jurídica (PUC-MG).
Renata Ghisleni
Psicóloga, professora e pesquisadora. Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Mestra (UFRGS) e Doutora em Psicologia Social (PUC-SP) com Pós-doutorado em Direito (UFMG).
Atualmente, além do envolvimento com a docência, a pesquisa e a prática clínica, dedica-se à atuação como assistente técnica judicial e supervisora de profissionais que recebem demandas do campo sociojurídico.
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.) Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Consulte o Relatório de Igualdade Salarial da Unifaat.