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EMH Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional

Curso com ênfase na avaliação, na intervenção e na prevenção dos problemas de aprendizagem, tanto no espaço clínico quanto no institucional.

Sobre o curso

O curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa oferecer subsídios teóricos e práticos para a formação do psicopedagogo, com ênfase na avaliação, na intervenção e na prevenção dos problemas de aprendizagem, tanto no espaço clínico quanto no institucional. Busca a formação de profissionais qualificados e reflexivos sobre aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, em seus padrões normal e patológico, bem como ao desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes. Na prática psicopedagógica clínica, o curso aborda os atuais instrumentos de avaliação psicopedagógica (diagnóstico); a organização do atendimento psicopedagógico; a elaboração do relatório de avaliação psicopedagógica; a devolutiva aos sujeitos, às famílias e às escolas; as estratégias de intervenção em alguns transtornos do neurodesenvolvimento, como os transtornos específicos da aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Na prática psicopedagógica institucional, o curso trata da avaliação psicopedagógica da escola (da educação infantil ao ensino médio) e das possibilidades de intervenção a partir da formação continuada docente, do desenvolvimento de diferentes projetos que envolvam a comunidade escolar, da adequação curricular e da implantação de programas de avaliação e recuperação da aprendizagem.

14 meses  |  Online  |  460h/a TCC opcional

Público-alvo
Pedagogos, docentes com licenciatura plena, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais profissionais com interesse nos conhecimentos sobre a aprendizagem de crianças e adolescentes e suas dificuldades.

Aulas quinzenais
Sextas, das 19h às 22h, e sábado, das 8h às 12h. As aulas serão ao vivo com a possibilidade de o aluno assistir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

Grade curricular

Aqui você está no controle da sua formação

MÓDULO I – Contribuições da Psicopedagogia na Infância
Fundamentos da Psicopedagogia: aspectos históricos e legais
Desenvolvimento humano: a infância
Aprendizagem humana: contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon
A brincadeira e o desenho da criança
Aprendizagem da leitura e da escrita
Transtornos do neurodesenvolvimento: dislexia, disortografia e transtorno do espectro autista (TEA)

MÓDULO II – Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Infância
Neurociência aplicada à Psicopedagogia
Avaliação psicopedagógica da criança
Práticas de intervenção psicopedagógica na infância
Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na infância
Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na infância

MÓDULO III – Contribuições da Psicopedagogia na Adolescência
Fundamentos da Psicopedagogia: o exercício profissional
Desenvolvimento humano: a adolescência
Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
Processos cognitivos e raciocínio lógico-matemático: contribuições de Piaget
Olhar e escuta psicopedagógicos
Transtornos do neurodesenvolvimento: discalculia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

MÓDULO IV – Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Adolescência
Jogos, dinâmicas de grupo e tecnologias digitais no atendimento psicopedagógico
Avaliação psicopedagógica do adolescente
Práticas de intervenção psicopedagógica na adolescência
Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na adolescência
Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na adolescência

MÓDULO TCC

Conheça seu corpo docente

Coordenadora

Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1996), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).

Professores

Fabiana Gonçalves dos Santos Malandrino
Mestra em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e professora universitária.

Luciana Andréa Afonso Sigalla
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora.

Luciane Helena Mendes de Miranda
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e pesquisadora.

Marcia Beatriz Amplatz
Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica.

Maria Emiliana Lima Penteado
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.

Mateus Henrique Nogueira
Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador.

Reginaldo Silva Poso
Graduado em Letras e jornalismo. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Especialista em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em Saúde Mental. Psicanalista clínico N⁰2515-50. Pós-graduando em Neuro psicanálise e Mestrando em Psicanálise: saúde e sociedade.

Silvaneide Oliveira Silva
Especialista em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie; Psicopedagoga; Psicóloga Clínica; Pedagoga. Membro da equipe de avaliação do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Interdisciplinar (NANI) do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) da UNIFESP. Voluntária no Projeto Social da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp – Seção São Paulo; Diretora Pedagógica durante 25 anos; Professora Universitária e
Palestrante.

Teresa Cristina Serra Damiano Borghi
Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, psicomotricista clínica e professora universitária

Vanessa Santos
Licenciada em Pedagogia pela UNIP e tem uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Além disso, ela é Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) e hipnoterapeuta. Atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil desde 2001 e é associada efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção São Paulo (ABPp-SP). Ela também é psicopedagoga clínica voluntária em um projeto social da ABPp-SP e está concluindo sua formação como Educadora Parental. Seu perfil profissional é marcado por uma ampla formação e um compromisso social notável.

 

Certificação

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.). Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019. Conceito MEC: Nota 4.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (opcional)

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje. Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

 

 

Notícias/Eventos de Direito

Depoimentos de Alunos

“A experiência na UNIFAAT foi muito importante em minha vida. Desde o início, senti que estava no lugar certo, com professores dedicados e dispostos a compartilhar não só conhecimento, mas também vivências práticas do mercado. Durante minha trajetória, tive acesso a uma estrutura que favoreceu meu aprendizado e me incentivou a ir além dos limites acadêmicos. A formação ampliou minhas habilidades técnicas, e também me preparou como pessoa e profissional para enfrentar os desafios do mercado.”

Julia Eduarda Pereira

Administração
“A UNIFAAT foi decisiva para a minha formação, tanto pela qualidade do corpo docente quanto pelo ambiente acolhedor e desafiador, que incentivou meu crescimento e ampliou minha visão sobre o mercado profissional. Formei-me em Direito em 2020 e, logo após a colação de grau, fui aprovada no Exame da Ordem, com nota 9 na prova prática. Atualmente, sou advogada e professora universitária, conquistas que representam a realização de um grande sonho.”

Jaqueline Lemos

Direito
“Os professores e coordenadores sempre estiveram por perto, prontos para ajudar, mesmo fora do horário. Eu sabia que podia contar com eles, fosse para resolver uma dúvida ou enfrentar um problema. Isso fez toda a diferença para mim. Na UNIFAAT conquistei a base para entrar no mercado de trabalho e me sentir preparado. Mais do que uma faculdade, a UNIFAAT foi uma parceira que me ajudou a crescer e acreditar no meu potencial.”

Matheus Matuo

Engenharia de Produção
“Estudar na UNIFAAT foi ter a oportunidade de aprender na teoria e na prática com professores incríveis! Se hoje sou a profissional que sou, é graças ao corpo docente de Psicologia.”

Thifany Lobo

Psicologia
“Em 2014 comecei a empreender em meu próprio negócio, voltei para a faculdade e iniciei o curso de Marketing, o qual também me trouxe muito conhecimento na área, visto a qualidade dos professores, trabalhos desenvolvidos e a interação com os colegas de sala. Lembro perfeitamente o quanto foi fundamental voltar para a faculdade e me graduar na área, pois o diploma de uma instituição de qualidade como a UNIFAAT, certifica o conhecimento, gabarita o profissional e abre grandes portas no mercado.”

Luiz Gustavo Ganev

Marketing

FAQ

Perguntas Frequentes

Não. Para ingressar em um curso de pós-graduação, é necessário ter concluído um curso superior, podendo ele ser tecnólogo, licenciatura ou graduação.
Para se inscrever, clique no botão “Inscreva-se” na página do curso. Você será redirecionado para a página onde poderá preencher o formulário e enviar a documentação solicitada.
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista. Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
Em geral o curso tem duração de 14 meses.
As aulas são oferecidas no modalidade online (ao vivo) e acontecem quinzenalmente. Todas as aulas ao vivo ficam gravadas, para você assistir depois.
Sim. Consulte o cadastro no e-MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjI2NzIw